quinta-feira, 1 de maio de 2008

O CONDE DRÁCULA


O Príncipe Vlad III



Herdeiro do castelo: Domenico de Habsburgo, um arquiteto que vive em Nova York.
A família dos Habsburgo controlaram a Romênia por mais de 200 anos a partir do século 17.

Castelo de Drácula será vendido por R$ 168 milhões na Romênia!!!!!!!!!!!!!
Cerca de R$ 168 milhões... Uma verdadeira mordida...


O castelo foi construído pelos cavalheiros da Ordem Teutônica no século 13 e serviu durante a Idade Média para defender o caminho comercial que ligava Valáquia com a Transilvânia.

O príncipe de Valáquia - Vlad, o Empalador -, que inspirou o mito do vampiro, usou a fortaleza dois séculos depois, com fins militares.

Hoje, o castelo abriga um museu de arte medieval e é um dos monumentos históricos mais conhecidos e visitados da Romênia.




"O mais famoso conto de vampiro da literatura. "


Drácula é o personagem fictício que dá título ao livro de Bram Stoker escrito em 1897.

O Conde Drácula foi provavelmente inspirado no personagem histórico Príncipe Vlad Tepes, que nasceu em 1431 e governou o território que corresponde à atual Romênia. Que, nessa época estava dividida entre o cristã e muçulmana.
O príncipe Vlad III ficou conhecido pela sua perversidade. Embora não fosse um vampiro, sua crueldade alimentava o imaginário de modo que logo passou para o a ser conhecido popularmente como um vampiro.

O pai de Vlad III, Vlad II, era membro de uma sociedade cristã chamada Ordem do Dragão, criada por nobres da região para defender o território da invasão dos turcos otomanos. Por isso Vlad II era chamado de Dracul - Dragão, membro da ordem - e, por conseqüência, seu filho passou a ser chamado Draculea, filho do dragão, isto porque em romeno "ea" significa filho, daí a junção.


Algumas lendas em torno do príncepe Vlad III:

Uma vez dois súditos se esqueceram de tirar o chapéu para reverenciar sua chegada e, apenas por isso, Vlad III mandou pregar o chapéu em suas cabeças.

Outro dia Vlad III viu um aldeão com a camisa toda suja. O pricipe perguntou ao homem se sua esposa era saudável. Ele respodeu que sim, e por isso ela teve as mãos cortadas e o corpo empalado. Vlad III arrumou outra esposa para o aldeião e mostrou a ela o que aconteceu com a ex-esposa (para servir de exemplo).
Vlad III tinha prazer em comer em frente de suas vítimas com os corpos empalados ouvindo seus gritos de agonia.

Cinema ou teatro, o vampiro foi usado em muitas histórias, sendo usado até hoje por diversos autores em diversas mídias.

Diz a lenda que Vlad III, em sua morte, teria feito um pacto com o diabo: poderia viver livremente se alimentando do sangue de pessoas e, a cada 100 anos, teria de procurar três mulheres e transformá-las em harpias porque, só assim, poder se reproduzir.


Vocabulário:

Aldeão: Relativo a aldeia, ou seja, natural habitante da aldeia.
Harpia: Ave falconiforme, dotada de penacho na cabeça, bico e garras fortes.
Empalado: Aquele que sofreu empalação.
Empalação: suplício antigo que consistia em espetar um condenado numa estaca aguda, que lhe atravessava as entranhas, deixando-o morrer.

Nenhum comentário: